da Livraria da Folha
Escrita por Michael White, "J.R.R. Tolkien: O Senhor da Fantasia" chega ao Brasil em maio, com entrega prevista para o mês de junho. White é biógrafo de personalidades como Stephen Hawking, Giordano Bruno, Leonardo da Vinci, Galileu e Maquiavel. A edição está em pré-venda na Livraria da Folha.
John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973) nasceu em 3 de janeiro, na África do Sul. Embora fosse inglesa, sua família estava no país para dar vazão ao desejo do pai do autor de fazer carreira como bancário. O escritor foi levado para Inglaterra, na cidade de Birmingham, ainda aos três anos e é considerado um cidadão inglês.
Divulgação |
![]() |
Biografia acompanha a trajetória do autor de "O Senhor dos Anéis" |
Com a morte de seus pais, Tolkien foi criado, desde os 12 anos, por um padre. O fato explica o motivo de ele ter sido um católico fervoroso, característica que se reflete em parte de sua obra. A presença do educador religioso, assim como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), atrasariam por alguns anos o início do romance do artista com Edith Mary Bratt, uma relação que duraria por toda sua vida.
Em seus estudos, o professor se dedicou à linguística e às histórias fantásticas. Na literatura, desenvolveu um mundo complexo com povos, raças, história, mitologia e línguas próprias. Muitas dessas aventuras sintetizavam vivências do próprio autor, principalmente durante sua infância e juventude, quando enfrentou forças contrárias ao seu relacionamento.
"O Hobbit", escrito por J. R. R. Tolkien, foi publicado originalmente em 1937. A aventura antecede a saga contada em "O Senhor dos Anéis". Planejado como um conto infantil, a história deu origem a um mundo fantástico que inspirou autores, músicos, roteiristas, diretores e jogadores de RPG. Nesta aventura, personagens conhecidos na "Trilogia do Anel" aparecem pela primeira vez.
Dirigido por Peter Jackson, também responsável por "O Senhor dos Anéis", a primeira parte de "O Hobbit" chegou aos cinemas em 2012.
da Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário