segunda-feira, 30 de julho de 2012

Reconhecendo um erro, e consultando nosso mestre Adelindo Kfouri, coloco aqui a postagem do blog Cena Baiana.

AULA DE HISTÓRIA


Namir Mangabeira governou Itabuna entre 5 de setembro e 3 de outubro de 1966
Quem conhece a história de Itabuna nota um grave equívoco da candidata a prefeita pelo PT, Juçara Feitosa, que em seus discursos afirma que a cidade jamais foi governada por uma mulher. Não é verdade.
Itabuna já teve uma prefeita, ainda que por breves 28 dias. Foi a contabilista Namir Mangabeira, que em 1966 substituiu Félix Mendonça, então titular do cargo, do qual se afastou para disputar cadeira na Assembleia Legislativa.
O memorialista Nilton Ramos era servidor da Prefeitura à época e conta que Namir Mangabeira aproveitou o pouco tempo no poder para regularizar a situação salarial dos servidores. “Era uma mulher alta, elegante e inteligente”, lembra o ex-funcionário.
Namir faleceu em 1968, vítima de câncer, e entrou para a história por ter governado a cidade em um tempo no qual a política era dominada pelos homens. A candidata do PT, lamentavelmente, desconhece o fato.

Um comentário:

Kajam Artes disse...

Realmente, é preciso conhecer a história de Itabuna para saber que a cidade nunca teve uma prefeita "ELETIVA", ou seja, eleita por voto direto, escolhida pelo povo.

Silêncio vale ouro

Nomeado por Jânio Quadros embaixador plenipotenciário na Europa, Roberto Campos empreendeu viagem por todo o Velho Continente assim qu...