RIO – Tancredo Neves, no fim de 1984, tinha um segredo sagrado: o vice-presidente. Depois de um ano costurando, com todo o seu talento, os receios militares e as alianças políticas, decidiu: o vice-presidente seria Antonio Ermírio de Moraes.
Por três razões. Era um nordestino empresário
Mas a Frente Liberal, saída do PDS, queria um pefelista do Nordeste. Quando Franco Montoro, governador de São Paulo, fez a reunião de governadores no palácio dos Bandeirantes para pedirem a Tancredo que deixasse o governo de Minas e saísse candidato a presidente, Tancredo lhe prometeu que o primeiro a saber o vice seria ele.
TANCREDO
Uma noite,
Uma tarde,
Montoro, que não confiava nos telefones do governo Figueiredo, como nenhum político sensato confia nos telefones de governo nenhum, pediu a Mauro que fosse a Minas dar um recado a Tancredo.
MONTORO
Depois de conversarem sobre as chamadas amenidades,Montoro falou:
- Diga ao Tancredo que o Antonio Ermírio aceitou.
Tancredo também não acreditava em telefone nem nas paredes do seu Palácio da Liberdade,
- Vamos para as Goiabeiras.
“Goiabeiras” é como Tancredo chamava o Palácio das Mangabeiras, residência do governador de Minas, no alto da serra. Entrou lá, em cujas salas e varandas também não acreditava, foi para a beira da piscina, serviu um uísque para os dois. Mauro sentou-se ao lado, esperou a conversa.
- Mauro, qual é o recado do Montoro?
- Mandou dizer que o Antonio Ermírio aceitou.
ERMIRIO Tancredo pôs as mãos na cabeça e esfregou angustiadamente:
- Queimaram nosso candidato.
Mauro tentou aliviar a decepção de Tancredo:
- Mas isso só vai ficar entre Montoro e o Antonio Ermírio.
- Você não conhece a alma humana, Mauro? Hoje Ermírio conta à mulher e pede segredo absoluto. Amanhã, a mulher do Ermírio conta à melhor amiga e pede segredo absoluto. Depois de amanhã, já vamos ler numa coluna de jornal. A Frente Liberal exige o Sarney. E o vice vai ser o Sarney, que eles indicaram, e não o Antonio Ermírio, que eu queria.
E foi exatamente o que aconteceu. Um jornalista furou a noticia. Antonio Ermirio não guardou o segredo. Era o José Alencar de Tancredo que morreu pela boca. Sarney foi presidente por um segredo não guardado.
LULA
Lula não é Tancredo, não é Montoro, não é Antonio Ermirio, não é Sarney. Mas tem o complexo do “segredo”. Ele acha que antes dele no Brasil não houve nada e por isso vai desovando um a um seus “segredos” para o pais, numa paranóica megalomania que nem Freud explica,
Um dia anunciou o Fome Zero como se fosse criação dele e nem teve a delicadeza de dizer que o Fundo Contra a Pobreza já estava aprovado na Constituição, proposto por seu novo aliado Antonio Carlos Magalhães
Outro dia empacotou o Bolsa Família sem também ter a gentileza de confessar que seu ministro da Educação Cristovam Buarque já havia criado antes, ali em Brasília, o Bolsa Escola, e que Fernando Henrique também havia implantado outras “bolsas”, todas incorporados ao Bolsa Família.
JUSCELINO
Achava pouco. Precisava de um “segredão”. E jogou no colo da sua candidata Dilma Roussef o novo filho eleitoral, o PAC, que não passa de uma fraude orçamentária : um balaio de verbas já aprovadas, com nomes novos e destinos rebalanceados. E continuam mais verbas do que obras.
Agora, foi buscar em 60 anos de lutas nacionais seu ultimo “segredo” : a Petrobrás e o Pre-Sal, como se fossem descobertas e criações dele. Já que ele não lê, manda o Franklin Matins ler a pagina 4134 do “DHBB, Dicionário Historico-Biografico Brasileiro”, da Fundação Getulio Vargas:
- “Deixando o Executivo do Amapá, em 1° de fevereiro de 1956, um dia depois da posse de Juscelino na presidência da Republica o coronel do Exercito Janary Nunes assumiu a presidencia da Petrobrás (criada em 1953). Juscelino dedicou especial atenção ao petróleo, tendo por meta elevar a produção de 6.800 barris para 100 mil, até o fim do seu governo”.
PETROBRÁS
Cumpriu e a Petrobrás disparou. Depois de Janary, veio o coronel Sardenberg em 1959. De 62 a 64, Francisco Mangabeira. Com dirigentes, tecnologia, técnicos e recursos nacionais, a Petrobrás chegou ao Pré-Sal. Já que não respeita o pais, Lula precisa ao menos respeitar a historia.
www.sebastiaonery.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário