Não é de hoje que o Twitter é uma ferramenta usada por empresas e celebridades para construção da imagem pública e também para alavancar negócios.
Também não é novidade que a plataforma social é uma grande geradora de controvérsias, polêmicas e constragimentos, principalmente quando há famosos tuitando.
Neste final de semana, o apresentador Luciano Huck, sem dúvida entre os mais influentes perfis no Twitter brasileiro, provou todas essas facetas que o Twitter pode oferecer.
Tudo começou no sábado passado, quando o apresentador global, por meio de um tuíte, convocou seus mais de 2 milhões e meio de seguidores a ajudar as vítimas da tragédia provocadas pela chuva na serra fluminense. Porém, para ajudar, era necessário o usuário acessar um link, se cadastrar e comprar um cupom no valor de dez reais no Peixe Urbano (site de compras coletivas do qual o apresentador e empresário é sócio). Segundo consta no site, o montante seria revertido em donativos para as vítimas na serra fluminense.
Tão logo foi postado, o tuíte de Luciano Huck , como é de se esperar, provocou reações. Primeiro, manifestações de apoio do seu grande número de seguidores. Outras de correção, já que o apresentador em seu texto confundiu “carioca”, relativo à cidade do Rio de Janeiro, com “fluminense” relativo ao estado de mesmo nome.
No dia seguinte, o blog do jornalista Luis Nassif publicou um texto – assinado por “O escritor” – no qual criticava duramente a atitude Luciano Huck, classificando-a em seu título como “exploração da tragédia”.
E assim impulsionou uma outra corrente de críticas e retaliações a Luciano Huck, inclusive de alguns usuário incitando o boicote ao Peixe Urbano.
Para se ter uma ideia do resultado disse tudo, por meio de ferramentas de busca e monitoramento de Internet, analisei mais de 2400 tuítes contendo as expressões de busca “Luciano Huck” e seu perfil “@huckluciano”, entre o início da manhã de hoje e o dia de ontem. E a expressão “exploração da tragédia” é repetida em 506 tuítes de usuários, ou 21% do total analisado.
O termo “exploração” acabou sendo mais repetido até do que a palavra “ajuda” que apareceu 421 vezes e ofuscou até a empreitada cinematográfica do apresentador como dublador no longa “Enrolados” (o título do filme apareceu 93 vezes).
Desconheço quantos cadastros ou impressões Luciano Huck conseguiu para o site de sua empresa e nem quanto dinheiro arrecadou em donativos para as vítimas das enchentes. Também não é de se supor que Luciano Huck perca muitos seguidores ou que o Peixe Urbano venha a sofrer um boicote.
Mas dessa vez, a ação do apresentador certamente trouxe mais controvérsia do que exposição positiva, provando que no mundo conectado não basta apenas a sensibilidade para fazer bons negócios e uma estratégia potencialmente lucrativa pode, rapidamente, virar um arranhão de imagem.
Publicado por: Rodrigo Focaccio
Um blog leve, solto, bem humorado, mas às vezes contundente, com informações sérias, informações nem tão sérias assim e tudo mais que der na cabeça desse blogueiro, postar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/mariana-sgarioni/2024/12/23/japao-produz-primeiro-capacete-feito-de-residuos-de-conchas-marinhas.htm
-
Eleito senador, Tristão da Cunha (avô do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves) foi procurado pelo baiano Luiz Viana Filho para apoiar ...
-
No final dos anos 1970, Paulo Maluf chegou a uma festa no ginásio Ibirapuera, em São Paulo, acompanhado de Cláudio Lembo, candidato da A...
-
Na ânsia de bajular o governo Lula, noticiaram a fake news de que voo do jato presidencial levaria “900 toneladas” de alimentos ao Rio Grand...
Nenhum comentário:
Postar um comentário