terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Luciano Huck explora a tragédia do Rio para divulgar o Peixe Urbano

Não é de hoje que o Twitter é uma ferramenta usada por empresas e celebridades para construção da imagem pública e também para alavancar negócios.

Também não é novidade que a plataforma social é uma grande geradora de controvérsias, polêmicas e constragimentos, principalmente quando há famosos tuitando.

Neste final de semana, o apresentador Luciano Huck, sem dúvida entre os mais influentes perfis no Twitter brasileiro, provou todas essas facetas que o Twitter pode oferecer.

Tudo começou no sábado passado, quando o apresentador global, por meio de um tuíte, convocou seus mais de 2 milhões e meio de seguidores a ajudar as vítimas da tragédia provocadas pela chuva na serra fluminense. Porém, para ajudar, era necessário o usuário acessar um link, se cadastrar e comprar um cupom no valor de dez reais no Peixe Urbano (site de compras coletivas do qual o apresentador e empresário é sócio). Segundo consta no site, o montante seria revertido em donativos para as vítimas na serra fluminense.

Tão logo foi postado, o tuíte de Luciano Huck , como é de se esperar, provocou reações. Primeiro, manifestações de apoio do seu grande número de seguidores. Outras de correção, já que o apresentador em seu texto confundiu “carioca”, relativo à cidade do Rio de Janeiro, com “fluminense” relativo ao estado de mesmo nome.

No dia seguinte, o blog do jornalista Luis Nassif publicou um texto – assinado por “O escritor” – no qual criticava duramente a atitude Luciano Huck, classificando-a em seu título como “exploração da tragédia”.

E assim impulsionou uma outra corrente de críticas e retaliações a Luciano Huck, inclusive de alguns usuário incitando o boicote ao Peixe Urbano.

Para se ter uma ideia do resultado disse tudo, por meio de ferramentas de busca e monitoramento de Internet, analisei mais de 2400 tuítes contendo as expressões de busca “Luciano Huck” e seu perfil “@huckluciano”, entre o início da manhã de hoje e o dia de ontem. E a expressão “exploração da tragédia” é repetida em 506 tuítes de usuários, ou 21% do total analisado.

O termo “exploração” acabou sendo mais repetido até do que a palavra “ajuda” que apareceu 421 vezes e ofuscou até a empreitada cinematográfica do apresentador como dublador no longa “Enrolados” (o título do filme apareceu 93 vezes).

Desconheço quantos cadastros ou impressões Luciano Huck conseguiu para o site de sua empresa e nem quanto dinheiro arrecadou em donativos para as vítimas das enchentes. Também não é de se supor que Luciano Huck perca muitos seguidores ou que o Peixe Urbano venha a sofrer um boicote.

Mas dessa vez, a ação do apresentador certamente trouxe mais controvérsia do que exposição positiva, provando que no mundo conectado não basta apenas a sensibilidade para fazer bons negócios e uma estratégia potencialmente lucrativa pode, rapidamente, virar um arranhão de imagem.

Publicado por: Rodrigo Focaccio

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