terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SP é a capital onde jovens são menos vulneráveis à violência; Rio foi a que mais evoluiu

Do UOL, em São Paulo

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ONG que analisa o panorama das políticas de combate à violência no Brasil, divulgou nesta terça-feira (19) o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência), que aponta que o Rio de Janeiro é a capital brasileira que mais reduziu a vulnerabilidade juvenil à violência, enquanto São Paulo é a capital onde os jovens são, proporcionalmente, menos vulneráveis.

Veja o ranking das capitais cujos jovens estão mais expostos à violência:

Maceió (AL)12ª posição
Porto Alegre (RS)53ª posição
Boa Vista (RR)54ª posição
Macapá (AP)56ª posição
João Pessoa (PB)58ª posição
Porto Velho (RO)64ª posição
Salvador (BA)65ª posição
Cuiabá (MT)75ª posição
Fortaleza (CE)80ª posição
10ºBelém (PA)83ª posição
Foram analisados todos os municípios do Brasil que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, possuíam mais de 100 mil habitantes, totalizando 283 cidades.
O Estado de São Paulo detém sete das dez melhores cidades do ranking --Araraquara (274°), São Carlos (277°), Limeira (278°), Americana (279°), Birigui (280°), Valinhos (281°) e São Caetano do Sul (282°).
Já a Bahia abriga cinco dos dez municípios com maior índice, inclusive a primeira cidade do ranking, Eunápolis. As demais são: Porto Seguro, Paulo Afonso, Lauro de Freitas e Teixeira de Freitas.
A capital brasileira cujos jovens estão mais expostos à violência é Maceió (AL), que ocupa a 12ª posição. A cidade menos vulnerável à violência juvenil no país é Pouso Alegre, em Minas Gerais.
O Rio, que em 2007 ocupava o quinto lugar nas capitais com mais vulnerabilidade, avançou 153 colocações, passando para a posição 193 e marcando 0,471 ponto.
Palmas (102° cidade mais vulnerável), Rio Branco (97°), Cuiabá (75°), Macapá (56°), Porto Alegre (53º) e Maceió (12°) foram as capitais que pioraram no ranking, sendo que Maceió por conta de um problemático indicador de mortalidade por homicídios, é hoje a capital brasileira mais vulnerável à violência.

Veja o ranking das cidades cujos jovens estão mais expostos à violência:

Eunápolis (BA)
Marabá (PA)
Arapiraca (AL)
Porto Seguro (BA)
Santa Rita (PB)
Alvorada (RS)
Paulo Afonso (BA)
Lauro de Freitas (BA)
Teixeira de Freitas (BA)
10ºLuziânia (GO)
O índice considerou as taxas de violência a que os jovens de 12 a 29 anos de idade estão expostos: homicídios e mortalidade no trânsito, pobreza, desigualdade socioeconômica, frequência dos jovens nas escolas e o acesso ao mercado de trabalho.
"Consideramos que, nacionalmente, houve uma importante melhora do IVJ-Violência, possivelmente como resultado das políticas de maior proteção e inserção social dos jovens", disse Samira Bueno, secretária-executiva do Fórum e responsável técnica pelo índice, ressaltando, porém, que ainda há muito espaço para evoluir.
O índice é medido em uma escala que varia de 0 (melhor resultado possível) a 1 (pior resultado possível) e classifica em primeiro lugar as cidades mais vulneráveis à violência.
Funciona, portanto, como um "ranking inverso", no qual a pontuação mais elevada representa maior vulnerabilidade do município.
Ele foi desenvolvido a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil, da Fundação Seade, de São Paulo, e incorpora em sua dimensão que mede homicídios e acidentes de trânsito a metodologia do Índice de Homicídios de Adolescentes, criada pelo Laboratório de Análise da Violência da UERJ.

Nenhum comentário: