quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Partida que sacramentou título de 88 completa 20 anos

19 de fevereiro de 1989. O dia que o Esquadrão de Aço calou o Beira-Rio.

19/02/2009 00:05

Em pé: João Marcelo, Ronaldo, Paulo Rodrigues, Tarantini, Paulo Robson e Claudir. Agachados: Marquinhos, Bobô, Charles, Zé Carlos e Gil.
Em pé: João Marcelo, Ronaldo, Paulo Rodrigues, Tarantini, Paulo Robson e Claudir. Agachados: Marquinhos, Bobô, Charles, Zé Carlos e Gil.

Por Jayme Brandão

Há 20 anos, o Bahia entrava no campo do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para enfrentar o Internacional, após vencer a primeira partida da final, na Fonte Nova, por 2 x 1.

Apesar do triunfo em solo baiano, muitos duvidavam que o time do Bahia fosse capaz de suportar a pressão da boa equipe colorada, com o apoio de mais setenta mil torcedores, que lotaram o Beira Rio.

Jogo difícil, com poucas chances claras de gols, mas recheado de dramaticidade e ao fim dos 90 minutos, o placar ficou mantido no 0 x 0. O Esquadrão de Aço conquistava o seu segundo título de campeonato brasileiro, enchendo de orgulho sua fanática torcida e conquistando o Brasil, que aprendeu a torcer pelo futebol cativante da equipe comandada pelo técnico Evaristo de Macedo.

Aquela partida esta gravada na memória dos tricolores que viveram esta época e até mesmo os mais jovens, reconhecem a importância desta conquista, consagrando um time formado basicamente por atletas baianos.

A diretoria do Bahia está preparando uma grande comemoração que reunirá os heróis que participaram desta brilhante campanha, em um evento que irá relembrar estes inesquecíveis craques.

Ficha do jogo:

19/02/1989 - Internacional 0 x 0 Bahia – Estádio Beira-Rio – Porto Alegre-RS

Internacional: Taffarel, Luís Carlos Winck, Norton, Aguirregaray e Casemiro; Norberto, Luis Fernando e Luís Carlos Martins; Maurício(Hêider, Nilson e Edu (Diego Aguirre).

Técnico: Abel Braga

Bahia: Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir (Newmar) e Paulo Robson; Paulo Rodrigues, Gil e Bobô (Osmar); Zé Carlos, Charles e Marquinhos.

Técnico: Evaristo de Macedo

Juiz: Dulcídio Wanderley Boschilla- SP

Campanha do Bahia no Brasileiro de 1988:

29 JOGOS: 13 VITÓRIAS/ 11 EMPATES / 05 DERROTAS / GP: 33/ GC: 23/ SALDO: 10

Artilheiros: Zé Carlos(9), Bobô(6), Marquinhos(4), Sandro, Charles e Pereira(3), Renato(2), Gil e Paulo Robson(1). Contra(1).

Inter 0x0 Bahia - 1° tempo


Nenhum comentário: