sexta-feira, 5 de junho de 2009

PROTESTO CONTRA DEMARCAÇÃO DE TERRAS BLOQUEIA BR-101

junho 5th, 2009

Há mais de uma hora, agricultores de Ilhéus, Buerarema e Una se concentram na praça Domingos Cabral, no centro de Buerarema. Eles protestam contra relatório de demarcação de uma área de 47 mil hectares nos três municípios sul-baianos. Os produtores rurais, empresários e moradores da região que pode ser afetada prometem bloquear, em instantes, a BR-101, no trevo de Buerarema.

Cerca de 1.500 produtores participam da manifestação. “A Funai está querendo prejudicar a nossa região”, diz o produtor Hypérides da Silva Magalhães. Em 20 de abril, a Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou relatório de demarcação dos 47.370 hectares e afirma que a área pertence, originalmente, aos tupinambás.

O órgão federal de proteção aos índios abriu prazo de 90 dias para defesa por parte dos produtores e donos de empreendimentos na área afetada. As terras representam 26% do território ilheense e 5% dos municípios de Una e Buerarema.

Um dos líderes do protesto de hoje, Hypérides considera o relatório da Funai “um absurdo, uma farsa”. Segundo ele, não existiriam mais índios tupinambás na área em disputa. “O que existe lá são pequenos produtores que se dizem índios, a maioria tem financiamento do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil”.

Dono de uma área de 24 hectares de terra em Buerarema, onde produz cacau e seringa, Hypérides afirma que a demarcação é pedida por “pessoas oportunistas, que não venceram na vida, não produziram”. Essa região, afirmou, tem mais de 20 mil pessoas que seriam expulsas de suas terras para atender a interesses da Funai e dos supostos tupinambás. “Não vamos nos render”, afirma.

do pimenta na muqueca.

Nenhum comentário:

PAPA JACA ou PAPA CARANGUEJO?

NA DÚVIDA, ESCOLHA AS DUAS. ACESSE O INSTAGRAM @laelecamisasecoisas Ou compre direto pelo site: https://www.colab55.com/@laelecamisase...