sexta-feira, 25 de outubro de 2024

W/Gratidão

Afonso Dantas Para nós, era uma espécie de guru, praticamente um mago, ou uma espécie de deus. Um deus da criatividade. Um deus da propaganda. Assim era Washington Olivetto para quem é de publicidade, a profissão que eu abracei, e que já foi a mais glamourizada das profissões pelos jovens, inclusive com sua concorrência no vestibular, sendo mais requisitada que a da tradicional medicina. Eu tive o prazer de encontrá-lo e conversar com ele, em um festival de publicidade no Rio de Janeiro, o Wave Festival, no ano de 2008, em um dos locais mais icônicos do Rio, o Copacabana Palace. Chegamos para o inesquecível café da manhã na charmosa varanda do Copa, com vista para a praia e para a bela paisagem do Rio, antes do evento, e fui fazer meu prato, maravilhado com as delícias que o buffet exibia, quando minha esposa Tiana, sentou-se à uma grande mesa e alguns minutos depois, um senhor elegante, sentou-se, perguntando se tinha alguém ali. Ela disse que ele poderia sentar e ela o reconheceu, mas conversou amigavelmente, sem tietagem. Eu cheguei alguns minutos depois e, com uma mistura de surpresa e admiração pela presença do ídolo da propaganda, fui cumprimentá-lo, sentei à mesa e começamos a conversar sobre um assunto que não poderia ser outro em um festival de propaganda: Futebol. Pois é. Não sei se por que, mas ao invés de perguntar alguma coisa sobre propaganda ao mestre, perguntei: - E aí, e esse seu Corinthians, hem? E ele desandou a falar do seu timão e eu também a falar do meu, o Bahia (BBMP!), onde ele me passou várias ideias, do potencial que o Bahia teria se fizesse algumas coisas que valorizassem sua origem e sobretudo sua torcida. E papo vai, papo vem, acabei nem pedindo foto ou coisa parecida para não o incomodar. Terminado o café, fomos todos para a palestra de nada mais, nada menos do que do próprio. Uma palestra, para variar, muito bacana e inspiradora. Olivetto era genial. Descrever sua obra, era descrever a história contemporânea do Brasil, nas décadas de 70, 80, 90 e começo dos anos 2000. Suas propagandas faziam parte das conversas e seus bordões faziam parte do nosso dia a dia. E era mais que um publicitário, era um popstar. No modo de se vestir, no modo de falar e até no modo de viver. Uma vida de causar inveja e desejo de pertencer àquele mundo. E isso, em todo o mundo. E para mostrar seu reconhecimento mundial, os únicos dois comerciais brasileiros que foram incluídos na lista dos 100 maiores do mundo foram o “Primeiro sutiã” e “Hitler”, todos os dois disponíveis na internet, junto com vários outros fantásticos e inesquecíveis, como os estrelados pelo talentoso Carlos Moreno, o “Garoto Bombril. Além disso, Olivetto entrou para o Hall da Fama da publicidade mundial, único brasileiro a conseguir essa façanha, sem contar com a conquista de mais de 50 leões em Cannes, o maior prêmio de propaganda do mundo, dentre tantas outras conquistas. Agora com a sua perda, parece até que perdemos um parente, como também senti na perda do grande Duda Mendonça, pois cada trabalho em propaganda que fazia, cada movimento da W/Brasil era acompanhado com afinco, principalmente em um tempo onde a propaganda era mais recheada de ideias do que de métricas (Cadê a criatividade?). Perdemos um gênio. Perdemos um artista, um artesão da comunicação, que com seu talento moldou a propaganda e também alguns costumes do brasileiro. Quase que enveredou para a indústria musical, mas mesmo assim acabou influenciando muito a cena musical brasileira. (- Alô, alô, W/Brasil!). Foi-se o gênio, mas fica o legado e o exemplo a ser seguido. E nossa gratidão por compartilhar conosco sua criatividade. Que surjam outros Olivettos para revolucionar o mundo com suas ideias. Viva a criatividade! Viva Washington Olivetto! Afonso Dantas é publicitário, sócio e diretor de criação da Camará Comunicação Total, CEO da Lá ele! Camisas e Coisas, Especialista em Gestão Cultural, membro da AGRAL, torcedor do Bahia e pai de Maria.

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