Um blog leve, solto, bem humorado, mas às vezes contundente, com informações sérias, informações nem tão sérias assim e tudo mais que der na cabeça desse blogueiro, postar.
sábado, 14 de dezembro de 2024
Desemprego de ‘6,8%’ do IBGE exclui 44 milhões
Cresce a desconfiança sobre dados de desemprego do IBGE, órgão do governo federal presidido pelo petista Marcio Porchmann, ex-Instituto Lula. “A conta não fecha”, dizem economistas. Para o IBGE, são apenas 7,3 milhões de desempregados, mas a conta não inclui os 37 milhões de adultos sem-trabalho do Bolsa Família. O IBGE leva em conta só os que dizem ter procurado emprego em vão. Os demais são “desocupados” e excluídos da contagem, como os quase 5 milhões de jovens adultos da “geração nem-nem”, segundo estima o próprio Ministério do Trabalho.
São 44 milhões
Somando os 37 milhões de desempregados do Bolsa Família, são 44 milhões de sem-emprego e não os 7,3 milhões que o IBGE enxerga.
Exatos 40,9%
Somando os adultos que de fato não têm emprego formal, dizem os economistas, o desemprego seria de 40,9% e não de curiosos “6,8%”.
Ficção mal explicada
Não é fraude, apenas “ficção”, na avaliação de Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do IBGE, ao defender maior transparência na metodologia.
Da Coluna do Cláudio Humberto, do Diário do Poder
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vitimismo manipulando dados
O jornalista Eli Vieira, do Twitter Files, já tinha desmascarado o Grupo Gay da Bahia, que exagera as estatísticas, em 2019. Ele provou que...
-
Na sanha para aumentar impostos, Fernando Haddad ouviu umas boas na Câmara ontem (11). Marcel van Hattem (Novo-RS) cobrou o ministro, “O sen...
-
Afonso Dantas Um pai perdeu uma filha. É triste. Um pai nunca deveria perder uma filha. Confesso que não acompanhava muito a carreira...

Nenhum comentário:
Postar um comentário