quarta-feira, 13 de maio de 2009

De olho na criativa latinidade

Primeiro painel do último dia do Wave Festival in Rio contou com a paricipação de Eduardo Fischer, do grupo Totalcom, Fernando Madeira, do Terra, e Maxi Anselmo, da Santo
Renato Pezzotti

Publicada pelo meio&mensagem, dia 13 de 2009 às 18:00

O primeiro painel do último dia do Wave Festival in Rio contou com a participação de Eduardo Fischer, do grupo Totalcom, Fernando Madeira, do Terra, e Maxi Anselmo, da Santo. Em discussão, a criação sob a perspectiva latina.
"O nome do jogo é inovação", lembrou Fischer em sua apresentação, que contou com alguns cases da Fischer América, citada por ele como uma das primeiras agências a utilizar o conceito de comunicação integrada. O executivo ainda comentou alguns exemplos desse tipo de abordagem, como o da Torcida Número 1, criado para a Brahma.
Fernando Madeira, diretor geral do Terra para a América Latina, mostrou a evolução da internet nos últimos anos - e citou que a penetração de celulares entre os latinos é tão grande quanto o uso da internet. "Todos os latinos necessitam de um meio de comunicação. Isso não é futuro, isso é presente", comentou Madeira.
O argentino Anselmo fechou o painel "A idiotice é a coisa mais fácil de se globalizar", brincou o criativo. Nesta linha de pensamento, mostrou diferentes campanhas de Gillette e deixou claro que a coisa mais difícil de se fazer é uma publicidade global, destinada a diferentes culturas e diferentes costumes.


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