quarta-feira, 22 de julho de 2009

DEU EM O GLOBO

Lula se irrita e cancela reunião

Irritado com vazamento de reunião que teria com petistas, que preferem candidatura própria, presidente cancela reunião

De Soraya Aggege e Gerson Camarotti:

Irritado com o vazamento de uma reunião que teria hoje à noite com um grupo de petistas de São Paulo - para apresentar seu plano de lançar o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) candidato ao governo do estado -, o presidente Lula cancelou o encontro. A conversa seria antes de um encontro já previsto com Ciro, que deve ser mantido. O presidente teria decidido manter sua estratégia, mas sem consultar o grupo paulista.

Ontem, o presidente decidiu cobrar responsabilidade do PT no lançamento de candidaturas próprias nos estados e na definição da política de alianças.

- Eu não sou membro da direção do PT. Não tenho como me reunir para discutir o problema deste ou daquele estado. As pessoas sabem o que penso e, portanto, acho que o PT tem de ter uma ação de responsabilidade, saber qual a força que temos em cada estado, qual a perspectiva que a gente tem de fazer ou não aliança política. O PT já aprendeu, o PT tem 29 anos de história e sabe que tem de fazer política de alianças para ganhar eleição - afirmou Lula.

Lula teria comentado internamente que "o PT paulista não tem juízo". O presidente mandou um assessor telefonar à tarde para cerca de dez convidados, informando apenas que o encontro, para o qual fora convidado, estava desmarcado "porque houve um imprevisto". O imprevisto foi entendido como o vazamento da reunião, divulgada pelo "Valor Econômico", em sua edição de ontem.

Lula pedira sigilo absoluto sobre o encontro e já havia adiantado a alguns convidados que, se houvesse vazamento, "nunca mais" chamaria o PT paulista para um diálogo. O presidente teria argumentado que não quer a imprensa envolvida nos primeiros debates.

O PT paulista está dividido com a proposta de "importar" Ciro para a disputa em São Paulo. Vários grupos já apresentaram pré-candidatos, além de um rosário de motivos contra a estratégia de Lula. Leia mais em O Globo

do blog do Noblat.

Nenhum comentário: