segunda-feira, 20 de julho de 2009

Salmora

Santa Cruz de Cabrália, a terra da primeira missa no Brasil. Lá, Geraldo Scaramussa foi prefeito duas vezes (de 1997 a 2004) e criou uma marca singular: riscou a palavra "não" do dicionário, embalado por uma auto-convicção. "Eu não sei dizer não a ninguém".
Não dizer "não" não quer dizer que o "sim" é garantido. Atende na hora se puder, ou promete para mais adiante, ou dá uma parte se o pleito for financeiro. Estava no mandato de prefeito reunido com auxiliares quando um cidadão o interrompeu:
- Seo Geraldo, me desculpe incomodá-lo, mas é uma emergência. Minha sogra faleceu agora e estou sem dinheiro para o funeral. Eu queria que o senhor me emprestasse R$350,00, assim que puder, lhe pago.
- Me procure daqui a uma semana que eu lhe consigo.
O cidadão parou, pensou, olhou em volta, falou:
- Então me consiga R$5,00.
Geraldo espantou-se:
- Mas rapaz, como é que você me pede R$350,00 para fazer o funeral da sua sogra e agora que R$5,00?
- É para eu comprar sal. Vou salgar ela até o senhor arranjar os R$350,00.

Da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde.

Nenhum comentário: