segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Itabuna do reino de Deus

Seria até bom se isso fosse verdade. Não pela igreja em si, pois até prova em contrário vivemos em um País laico, mas por Itabuna ser uma cidade que parece que está nas mãos de "outra turma", pois o crime e as "coisas erradas" que andam acontecendo - em Ilhéus também - a fazem crescer igual a rabo de cavalo, para baixo.

A indecisão do prefeito, que se recusa a assumir seu mandato eletivo - frustrando uma cidade bastante sofrida com várias gestões desastrosas - relegando a secretários o comando da cidade, está cada vez mais presente, e a última novidade foi a novela do carnaval de Itabuna (acontece ou não acontece...), gerando prejuízos e dúvidas nas cabeças dos foliões, simpatizantes e outras tribos que circulam por aí. Cadê a responsabilidade? quem vai pagar os prejuízos? Por quê se muda tanto de decisão?

Teocracia? Será que chegamos a isso? Será que existe um "comitê" que decide o que pode ou não ser feito na cidade, sob as bençãos ou condenação do poder reunido no centro administrativo e na cúpula de algumas igrejas evangélicas? Será que Itabuna virou a Itabuna do Reino de Deus, sendo conduzida de forma preconceituosa por segmentos religiosos e bastante intolerantes às diversidades?

Vamos torcer que não, afinal, repito, o Brasil é um País laico e deve-se separar o Estado da Religião. E também porque nossa cidade não aguenta mais uma "desadministração", pois já bastam os anos de Geraldo e Fernando e Azevedo a destruir essa nossa tão querida e sofrida cidade.

Afonso Dantas (publicitário e cidadão preocupado com o futuro de nossa cidade.)


O que é Laico:

Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião. O termo “laico” tem sua origem etimológica no Grego “laikós” que significa “do povo”. Está relacionado com a vida secular (mundana) e com atitudes profanas que não se conjugam com a vida religiosa. Um comportamento secular é o oposto de um comportamento eclesiástico,direcionado para atividades da Igreja.

Laico é a forma erudita de leigo, cujo significado no meio religioso se refere ao membro ativo da Igreja que não exerce funções específicas do clérigo.

O laicismo é uma doutrina que defende a ausência de qualquer obrigação de caráter religioso nas instituições governamentais. É uma posição que visa a laicidade, ou seja, a não intervenção da religião no Estado.

A qualidade de ser laico pressupõe a não interferência da igreja em assuntos políticos e culturais. Quando se fala em Estado laico, existe a ideia de neutralidade sobre questões religiosas. Deve haver liberdade para os cidadãos manifestarem a sua fé religiosa, qualquer que ela seja, sem haver controle ou imposição de uma religião específica.
(Fonte: Aurélio)

Nenhum comentário: