quarta-feira, 1 de julho de 2009

Nizan Guanaes: "Chegou a hora de ir para o mundo"

O chairman do Grupo ABC prepara abertura de um escritório em Nova York para o segundo semestre

Alexandre Zaghi Lemos

30/06/2009 - 17:21

O presidente da Africa e sócio fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes, começou nesta terça-feira, 30, por Dubai sua viagem de férias com a família. Antes de embarcar, enviou e-mail para diversos de seus sócios e funcionários adiantando planos que pretende colocar em prática a partir do segundo semestre.

Entre eles está a abertura de um escritório em Nova York para servir de base para o atendimento internacional a clientes da Africa - como a Vale, por exemplo - e cuidar também da expansão internacional do Grupo ABC, para o qual pretende atrair novos negócios. A partir de então, Guanaes prevê aumentar o tempo que passa fora do Brasil.

No e-mail interno, ele avalia que suas empresas estão bem estruturadas no mercado brasileiro e anuncia: "Chegou a hora de ir para o mundo".

Nos últimos tempos, aumentou o seu entusiasmo com o desempenho da única agência da qual é sócio no exterior: a Pereira & O'Dell. Instalada desde março de 2008 em São Francisco, na Califórnia, a empresa tocada pelo brasileiro PJ Pereira e o norte-americano Andrew O'Dell nasceu com investimento de US$ 30 milhões do ABC e fechou o ano passado com receita de US$ 4,2 milhões. Andando na contra-mão da recessão americana, tem planos de expandir sua atuação para outras cidades dos Estados Unidos e também para outros países (leia maisaqui).

Guanaes ainda está se empenhando pessoalmente no avanço dos negócios da unidade "C" de sua holding, dedicada ao entretenimento e comandado desde o fim do ano passado por Paulo Zottolo (ex-Philips e da Nivea), que preside a recém-criada Maior. Na semana passada, os dois estiveram juntos em Nova York para uma série de reuniões que poderão engrossar o caldo do grupo.

Mais bem estruturadas estão as áreas "A" e "B", que continuam sob a responsabilidade dos presidentes das duas maiores agências de cada ramo: Sérgio Valente, da DM9DDB, e Bazinho Ferraz, da B/Ferraz, respectivamente.

Falando sobre a estrutura de comando do Grupo ABC, Nizan Guanaes formaliza sua função de chairman e destaca os papéis do sócio e CEO, Guga Valente, e do terceiro sócio pessoa física da holding, Sérgio Valente. Além do trio, também são acionistas o Banco Icatu, a Gávea Investimentos e a DDB Worldwide.

"Passo a ser chairman do Grupo ABC, deixando o comando executivo aos 'Valentes' Guga e Sérgio, ao conselho de acionistas e a Bazinho Ferraz e Paulo Zottolo", diz Guanaes no e-mail enviado nesta segunda, dia 29.

Segundo ele, o escritório em Nova York representará a abertura das "portas do ABC no mundo". Bem ao seu estilo, Guanaes encerra o comunicado com uma convocação: "Ao mundo"

Do Meio e Mensagem

Nenhum comentário: