quarta-feira, 17 de março de 2010

Pesquisa do Alana revela percepções de pais sobre propaganda

73% da amostra concorda que deveria haver restrição ao marketing voltado ao público infantil

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, encomendou pesquisa para o Datafolha com a finalidade de medir a percepção dos pais com filhos entre 3 e 11 anos diante dos impactos das propagandas direcionadas às crianças.
Conforme o levantamento, 73% dos pais concordam que deveria haver restrição ao marketing e a propaganda voltada ao público infantil. E sete em cada dez pais entrevistados afirmaram serem influenciados pelos filhos na hora da compra, sendo que a maior incidência está entre os homens.
O estudo revela, ainda, que os entrevistados consideram as propagandas como o maior fator influenciador dos pedidos dos filhos (38%). Em seguida estão os personagens ou filmes e programas de TV (18% e 16%, respectivamente).
Em relação à alimentação, a pesquisa aponta que as guloseimas estão entre os pedidos mais frequentes dos filhos aos pais. Neste sentido, em primeiro lugar encontram-se o chocolate, balas, chiclete, doce e bolacha (43%).
Na frequência de consumo, as bolachas estão em destaque (82%). Em seguida estão os refrigerantes (70%) e salgadinhos (64%).
Estimulados a responder se concordavam ou não com a frase " A oferta de prêmios e brindes influenciam a escolha do produto/ alimento pelo meu filho", a pesquisa revela que 75% dos entrevistados estão de acordo com a afirmação.
O levantamento foi realizado na cidade de São Paulo entre 22 e 23 de janeiro de 2010.
Foram ouvidos 411 pais e mães de todas as classes econômicas, com destaque para a classe C, que correspondeu a 52% dos entrevistados.

do propaganda e marketing

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