Por Fernanda Ezabella

O que poderia ser mais um documentário sobre os mistérios da Antártida ganha um novo sentido ao ter na direção o alemão Werner Herzog. Afinal, não são apenas os pinguins e a natureza que o interessam. Ele está lá atrás dos seres estranhos (e humanos) que topam se deslocar até o polo sul e ali trabalhar em suas paixões. São biólogos, vulcanólogos e glaciologistas que moram isolados na Estação McMurdo, a maior instalação científica dos EUA no continente.

"Encounters at the End of the World" tem narração do próprio Herzog, cujo sotaque forte em inglês e voz pausada dão mais graça às suas poesias e ironias. Como ao comentar a entrevista com um jovem e empolgado linguista, que não para de falar, preocupado com a morte dos idiomas, em pleno polo sul. Enquanto ele fala, mais cinco línguas acabaram de morrer pelo mundo, ironiza o diretor. Há também histórias de uma aventureira que cruzou as Américas dentro de um tubo de esgoto e agora vive ali, trabalhando e fazendo performances no clube da estação. Ou o banqueiro que decidiu virar motorista de ônibus, e um encanador que se diz descendente dos reis astecas.

Herzog também fala e filma os pinguins. Mas como ele mesmo observa, não está lá para perguntas comuns. Quer saber do especialista se existe homossexualismo entre esses animais, ou loucura e depressão. Para ilustrar, mostra o exemplo de um pinguim que toma rumo diferente de seu grupo. O animal segue andando sozinho, no branco sem fim, sem olhar para trás, provavelmente para encontrar a morte, como comenta de forma poética o diretor.

O cineasta, que mora há tempos em Los Angeles, passou sete semanas na Antártida com seu cinegrafista, patrocinados pela National Science Foundation, responsável pela estação. As imagens que eles captam são incríveis, como as do vulcão ativo no monte Erebus e as do fundo do mar. E são tão interessantes quanto as histórias das pessoas que ali vivem.

"Encounters at the End of the World" não deixa de lembrar seu documentário "O Homem Urso", sobre o ativista que resolve ir morar com os ursos no Alasca, embora este novo trabalho não tenha fim trágico. É mais uma vez a vida no extremo, como em seus filmes de ficção, seja na Amazônia ("Fitzcarraldo", "Aguirre - A Cólera dos Deuses") ou na floresta do Laos ("O Sobrevivente").

O longa já foi exibido pelo canal Discovery nos EUA, mas não tem previsão de estreia no Brasil, nem na TV nem nos cinemas. Está disponível em DVD, que pode ser importado pela Amazon, por U$ 19. Para quem gosta de viver perigosamente, "Encounters" também pode ser encontrado em sites de download como o Mininova.