segunda-feira, 30 de julho de 2012

Reconhecendo um erro, e consultando nosso mestre Adelindo Kfouri, coloco aqui a postagem do blog Cena Baiana.

AULA DE HISTÓRIA


Namir Mangabeira governou Itabuna entre 5 de setembro e 3 de outubro de 1966
Quem conhece a história de Itabuna nota um grave equívoco da candidata a prefeita pelo PT, Juçara Feitosa, que em seus discursos afirma que a cidade jamais foi governada por uma mulher. Não é verdade.
Itabuna já teve uma prefeita, ainda que por breves 28 dias. Foi a contabilista Namir Mangabeira, que em 1966 substituiu Félix Mendonça, então titular do cargo, do qual se afastou para disputar cadeira na Assembleia Legislativa.
O memorialista Nilton Ramos era servidor da Prefeitura à época e conta que Namir Mangabeira aproveitou o pouco tempo no poder para regularizar a situação salarial dos servidores. “Era uma mulher alta, elegante e inteligente”, lembra o ex-funcionário.
Namir faleceu em 1968, vítima de câncer, e entrou para a história por ter governado a cidade em um tempo no qual a política era dominada pelos homens. A candidata do PT, lamentavelmente, desconhece o fato.

Um comentário:

Kajam Artes disse...

Realmente, é preciso conhecer a história de Itabuna para saber que a cidade nunca teve uma prefeita "ELETIVA", ou seja, eleita por voto direto, escolhida pelo povo.