segunda-feira, 6 de abril de 2009


O DATABRANDA DE DILMA


                                          MAROLONA                                        

         Quando o Planalto soube, na semana passada, dos numeros já fechados do  instituto Datafolha, que seriam divulgados sexta-feira, de uma pesquisa dupla, sobre a popularidade de Lula e do governo e sobre as pre-candidaturas presidenciais, desencadeou uma aflita operação palaciana para assegurar ao menos uma “Databranda”. Havia precedentes.

         Na onda da reforma ortográfica, a “Folha” criou, dias atrás,  com uma grande dose de cinismo historico, uma dupla definição para o golpe militar de 1964. No período do AI-1 de 64 ao AI-5 de 68, teria sido uma  “Ditabranda”. A “Ditadura” teria começado só em 1968, com o AI-5. É que no periodo da “Ditabranda” a “Folha” apoiou calorosamente a “Ditadura”.

          A estrategia da operação de sexta-feira era concentrar o noticiario da pesquisa do Datafolha em cima dos números de Lula e do Governo, facilmente explicáveis pela “Marolona” que derrubou o PIB, o emprego, a Receita Federal e toda a economia nacional. Isso o pais já esperava. O que não podia aparecer com destaque era a situação de Dilma como candidata.

                                      PAC ELEITORAL

         A “Folha” não falhou. A grande manchete da primeira página era:

         - “Com Crise, Cai Aprovação de Lula”.

         Era o obvio. Mas a pesquisa eleitoral saiu minúscula na chamada, sem titulo, escondida no rabo do texto sobre a queda da aprovação de Lula:

         - “O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantem ampla liderança em todos os cenários em que aparece na disputa à Presidência. A ministra Dilma Roussef (PT) cresceu (sic) de três a quatro pontos”.

         Só lá dentro, com o mapa completo dos números, é que se vê o inferno astral que a candidatura de Dilma está vivendo e como tinha razão o Planalto em tentar disfarça-lo : um ano depois de lançada candidata e  depois de seis meses de campanha diária, ao lado de Lula,  no Planalto, nas TVs e jornais,viajando e fazendo comícios com Lula em quase todos os Estados, vendendo o PAC, Dilma só subiu de 8% para 11%.

         O fato é que o PAC eleitoral de Dilma fez PEC,PIC,já perto do POC.

                                               SERRA

         Os números não enganam : há um ano, em março de 2008, Serra tinha 38%, Dilma 3%. Podia alegar que a candidatura ainda não tinha sido oficialmente lançada por Lula. Mas oito meses depois, em novembro de 2008, com Lula e Dilma já em plena campanha, Serra passara para 41% e Dilma só para 8%. Mais quatro meses, agora, em março de 2009, com Dilma em campanha aberta,Serra mantem os 41% e Dilma chega só a 11%.  

         De 3% a 3% em cada seis meses, essa galinha eleitoral não vai encher o papo. O Planalto dizia que agora em março ela chegaria a 15%.

         Nem é preciso lembrar que o crescimento da crise e a inevitavel queda ainda maior da popularidade de Lula e do governo nos proximos meses vão puxar Dilma para baixo ou no mínimo segura-la nos tristonhos 11%.A comparação dela com os demais candidatos é outra grande surpresa:

         - Serra está com 41%, Ciro Gomes com 16%, Heloisa Helena com 11% e Dilma com 11%. De todos, só Dilma está em campanha (campanha oficial, recursos públicos, avião publico, assessorias publicas, transportes, palanques, auditorios, tudo dinheiro publico, que só o TSE não vê).  

                                               BOTOX                                          

         Quando chega aos detalhes, o Datafolha é ainda mais surpreendente. A situação dos candidatos nos principais Estados está assim : 

           1. - Em São Paulo, Serra 52, Ciro 12, Heloisa 1O, Dilma 9. São Paulo é a maternidade do PT. Lá o PT e Lula nasceram politicamente.

          2. – Em Minas, Serra 40, Ciro 12, Dilma 8, Heloisa 7. Em Minas Dilma nasceu  e Minas sempre teve a prefeitura de grandes cidades mineiras, inclusive da capital Belo Horizonte há quase 20 anos.       

         3. – No Rio de Janeiro,  Serra 33, Ciro 17, Heloisa 19, Dilma 10. O PT está poderoso no governo de Sergio Cabral (PMDB) e tem as prefeituras das principais cidades da Baixada Fluminense. E Dilma some.

         4. – No Rio Grande do Sul, Serra 43, Ciro 10, Heloisa 10, Dilma 15. É um dos dois Estados em que Dilma chega a 15, tendo ficado mais de 20 anos como secretaria de Porto Alegre e dos últimos governos estaduais.

         5 – Na Bahia, Serra 36, Ciro 15, Heloisa 14, Dilma 15. Lá o PT tem o governo do Estado e o aliado PMDB tem a prefeitura de Salvador.

         6. – Em Pernambuco, Serra 43, Ciro 16, Heloisa 12, Dilma 14. Nem  o governo do Estado e a prefeitura de Recife do PT conseguem empurra-la.

         7. – No Ceará, Serra 17, Ciro 59, Heloisa 7, Dilma 6. Nem quando Serra cai (por causa de Ciro), Dilma sobe, embora o PT tenha a excelente prefeita de Fortaleza e uma solida aliança com o governador do PSB.

         Toda vez que mostram pesquisas, mesmo não encomendadas por eles, o “Jornal Nacional” e “O Globo” dão tudo. Desta vez, a “operação” Planalto não deixou. Só deram os de Lula. Os de Dilma esconderam

            Voto não é botox que implantando dá.              

                            www.sebastiaonery.com.br

Nenhum comentário: