quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A "Billboard" no Brasil

Saiu texto meu na edição impressa da Ilustrada de hoje sobre a edição brasileira da "Billboard". Com Roberto Carlos na capa, a publicação chega às bancas nesta quarta (amanhã), com distribuição nacional, periodicidade mensal (nos EUA é semanal) e custando R$ 8,90.

A "Billboard" é a principal revista sobre o mercado fonográfico. Cobre bastidores do meio como nenhuma outra e é a principal referência sobre o que está sendo mais vendido/ouvido nos EUA. Seu ranking de discos mais vendidos é acompanhado religiosamente por artistas, empresários e, por que não, pelo público em geral.

Conversei há poucos dias com o publisher da "Billboard" brasileira, Antonio Camarotti. Ele me disse que a revista poderá aproveitar o quanto quiser do material feito pela matriz americana, mas que pretende se concentrar em reportagens produzidas no Brasil. Para isso, conta com uma equipe de nove pessoas, fora colaboradores.

Perguntei se há, no Brasil, espaço para uma revista como a "Billboard". A resposta: "Existe uma lacuna para uma revista com a seriedade musical da 'Billboard'. Não existia uma publicação como essa no Brasil. Vamos falar de todos os gêneros musicais, rock, axé, forró, sertanejo, de tudo o que for pertinente".

Sobre a concorrência com a "Rolling Stone": "É uma pergunta inevitável. Acredito que não [disputam o mesmo espaço]. A 'RS' tem outro posicionamento, fala de comportamento, ecologia, política, coisas que a 'Billboard' não se atreve a fazer. A 'Billboard' mostra quem é quem no mundo da música".

Um dos pontos interessantes da "Billboard" são os rankings. Um desses rankings, o das músicas mais ouvidas na cidade de São Paulo no último mês, segue abaixo:

1- "Halo" - Beyoncé
2- "Hush Hush" - The Pussycat Dolls
3- "I Gotta Feeling" - The Black Eyed Peas
4- "Deus e Eu no Sertão" - Victor & Leo
5- "Amor Não Vai Faltar" - Bruno & Marrone
6- "Foi Você Quem Trouxe" - Edson & Hudson
7- "Thinking of You" - Katy Perry
8- "Mad" - Ne-Yo
9- "Por Que Eu Sei Que É Amor" - Titãs
10- "Reinventar" - Belo

Escrito por Thiago da Ilustrada,Folha

Nenhum comentário: