sexta-feira, 20 de março de 2009

Quem é quem na propaganda brasileira

Julio Ribeiro

Até os anos 80, a propaganda brasileira era reconhecida apenas pela excelência criativa. Quando Julio Ribeiro fundou a Talent, em 1980, impulsionou o uso de uma ferramenta que era praticamente uma novidade entre nossas agências: o planejamento estratégico. Isso fez de Ribeiro o mestre do planejamento no Brasil. Mas ele tem outro pioneirismo na carreira: como redator, ganhou o primeiro prêmio brasileiro no Festival de Cannes, em 1971, conquistando um Leão de Prata para o comercial da mortadela Swift. Formado em direito pela Universidade de São Paulo, com cursos de admi-nistração em Harvard e de criatividade na Universidade de Nova York, Ribeiro iniciou sua carreira em 1958, na McCann-Erickson. Até fundar a Talent passou pela Caterpillar Tratores, Denison, Alcântara Machado e Julio Ribeiro Mihanovich, sua primeira agência, que mais tarde se transformou na MPM Casa-branca. É autor de quatro livros sobre técnicas de pu-blicidade e marketing. (Foto Paulo Fridman)

Nenhum comentário: