ampliar30/09/2009 15:10PEQUENOS DETALHES, GRANDES IDEIAS E UM BRASIL RENOVADO PELAS CONQUISTAS DA CLASSE CCom auditório lotado no Renaissance São Paulo Hotel, a Associação Brasileira de Anunciantes realiza o ENA 2009, evento que contribui para a grade de comemorações dos 50 anos de fundação da entidade. Oito temas principais permeiam os fóruns organizados pela diretoria da ABA: na manhã desta terça-feira, 29 de setembro, o primeiro encontro debateu a nova ordem do marketing e da comunicação; o segundo, abordou as estratégias de sucesso para impactar a classe A. O Portal da Propaganda compareceu ao evento no período da tarde, tendo a oportunidade de acompanhar outros dois temas relevantes: sob moderação de Marcos Felipe Magalhães, presidente do Instituto SOI (Sociedade, Organizações e Indivíduos) Excelência Competitiva, Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco, discorreu sobre “grandes ideias e pequenos cuidados” nas vitoriosas estratégias de marketing e comunicação da instituição financeira que, neste momento, investe numa grandiosa campanha elaborada pela Neogama/BBH, totalmente focada no conceito “Presença”, que ultrapassa as fronteiras das mídias de massa (tradicionais e em expansão), para reforçar a “presença” na marca em outros campos de interesse da sociedade, com muito mais vigor, como as áreas de cultura e esporte; Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM, também demonstrou, através de sua conferência, o trabalho cuidadoso que vem sendo desenvolvido pela companhia aérea para conquistar e fidelizar clientes, valendo-se de todas as frentes para aumentar os níveis do relacionamento com seu público-alvo, inclusive ao não poupar esforços para absorver, sem demoras, os avanços da tecnologia que aumentam o grau de segurança e conforto de suas aeronaves, já adentrando no universo na conectividade total, que permitirá aos passageiros em voo se manterem em contato com as comunidades as quais integram por meio do celular e da internet.
AGORA TEM MAIS GENTE PODENDO NO BRASIL
Em seguida, todas as atenções se voltaram para o mapeamento feito pelo instituto Data Popular dos dados de crescimento e de mudança de comportamento das classes de menor renda no Brasil, normalmente denominadas C, D e E, que, segundo seu sócio-diretor, Renato Meirelles, exprimem, em nosso País, as tendências da maioria, afinal, segundo índices da FGV Rio, elas compõem 90% da população brasileira – em cifras, movimentam 760 bilhões de reais anualmente.
do portal da propaganda.
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