quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

NA MADRUGADA, SENADO APROVA "PEC DOS VEREADORES"

Do blog Pimenta na muqueca
1 - Artigo garante validade imediata da PEC

2 - Itabuna e Ilhéus terão 21 vereadores, cada

O Senado Federal trabalhou até a madrugada desta quinta-feira, 18, para aprovar a proposta de emenda constitucional (PEC) que amplia o número de vereadores em quase todos os municípios brasileiros.

No segundo e decisivo turno, 58 senadores votaram pela aprovação da PEC 20/08, cinco foram contrários e um se absteve.

A aprovação cria 7.343 novas vagas nas câmaras municipais. A emenda constitucional será promulgada nesta quinta-feira e valerá imediatamente devido a mudanças na proposta.

Em Itabuna, o número de vereadores saltará de 13 para 21, assim como em Ilhéus. No sul da Bahia, municípios como Itajuípe, Buerarema e Ibicaraí passam de nove a 11 vereadores por terem entre 15 mil e 30 mil habitantes.

Camacan, Canavieiras, Gandu, Mucuri e Ipiaú saltam para 13, pois têm mais de 30 mil e menos de 50 mil habitantes.

Quando a PEC for promulgada, Itabuna terá garantido mais oito novos vereadores. São eles Dilma do INPS (PTN), Glebão (PV), Del Gally (PTdoB), Júnior Brandão (PR), Antônio Carlos Prado (PMDB), Piçara (PSDB), Nadson Monteiro (PPS) e Rosivaldo Pinheiro (PCdoB).

Já em Ilhéus, os "filhos da PEC" são Arléo Barbosa (PTdoB), Cosme Araújo (PDT), Dero (PMN), Francisco Sampaio (PSDB), Fábio Magal (PSC), Chico Xavier (PMDB), Raimundo do Basílio (PTB) e Rafael Mendonça (PT).

Para aprovar a emenda constitucional, o Senado realizou um total de oito sessões seguidas nesta noite/madrugada de quarta para quinta-feira. Tudo para criar as 7.343 vagas.

Nenhum comentário: