terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Tropicanalhismo! Tijolo Eu Blogo Você: Tom Zé Rebate Elogios de Caetano Veloso, Reacendendo Velhas Mágoas


Caetano Velhoso obrou no seu 'Obra em Progresso' um elogio ao novo cd de Tom Zé, 'Estudando a Bossa'. Trecho: "Ouvi o disco de Tom Zé. Muito legal. Muito ele mesmo. Quando li que se chamava "estudando a bossa", ri, gostei do tom de trilogia com os outros dois "estudandos", e fiquei curiosíssimo para ver como é que ele ia tratar musicalmente o assunto". O iraraense, que já comentou o seu ostracismo de várias maneiras diferentes, nunca o enfocou de maneira tão radical como na ressentida resposta ao elogio.

Em seu próprio blog, TZ responde: "Não, Caetano (foi parar no orkut um comentário do blog de Caetano Veloso sobre o disco "Estudando a Bossa".) Não, Caetano. Não posso aceitar. Agora estou irremediavelmente desertado e não posso mais voltar para o colo do grupo baiano. Você sabe que seus braços são preciosos e irresistíveis, mas não posso ir comemorar neles este disco, nem com você". A partir daí o compositor ressuscitado por David Byrne prefere elencar, com justeza e justiça, pessoas que segundo ele o ajudaram na hora do aperto, quando os prestigiosos colegas de Tropicalismo não davam a mínima pros seus 'tristes (psico)trópicos'.  

Termina assim o post do autor de 'São, São Paulo': "Por causa desses e de outros tantos que aqui esqueço, eu não posso aceitar agora o seu colo e do grupo baiano, que durante todos esses anos me separaram até do que era meu, enquanto gozavam todo o prestígio e privilégios, talvez como ninguém mais neste País analfabeto". A putaria tá explodindo na rede, com centenas de comentários de fãs afoitos e fios desafiados. 

Este é o blog de Tom Zé. E este o de Caetano. O Tropicanalismo está em alta ainda no hit parade. 


Nenhum comentário: