terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ziraldo ganha Prêmio Ibero-americano de Humor Gráfico Quevedos

Madri, 9 dez (EFE).- O cartunista Ziraldo foi agraciado hoje com o VI Prêmio Ibero-americano de Humor Gráfico Quevedos pela "qualidade e importância de sua obra", "seu compromisso social" e sua "difusão e grande repercussão internacional".

O prêmio, que a cada dois anos é convocado pelos Ministérios da Cultura e de Assuntos Exteriores da Espanha, oferece 30 mil euros (US$ 38,4 mil) e é promovido pela Universidade de Alcalá de Henares, em cuja sede o júri se reuniu.

O prêmio homenageia a trajetória profissional de cartunistas espanhóis e ibero-americanos cuja obra se destaque por seu significado social e artístico.

Ziraldo nasceu em 1932, em Caratinga (MG) e seus desenhos e caricaturas deram a volta ao mundo. Um dos personagens mais famosos do caricaturista é o Menino Maluquinho, que inclusivo virou filme, e ele também é autor de livros infantis, que ilustrou.

Colaborou em vários meios de comunicação do país. Em 1963, iniciou seu trabalho no "Jornal do Brasil", onde continua publicando um tira de humor que se transformou em referência.

Ziraldo já recebeu prêmios como o internacional do Salão de Caricatura de Bruxelas e o prêmio Prensa Libre.

Tem também o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e o Hans Christian Andersen (2004). Foi o primeiro artista latino a elaborar a carta anual do Unicef

Nenhum comentário:

Semanas de silêncio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher levou 15 dias para, após muita pressão de deputadas do PL, da oposição, aprovar moção de repúdio...