quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A programação da TV e a criança

Escrito por Rosely Sayão às 13h03
Li uma reportagem no UOL que comenta a ausência de programas de qualidade dedicados às crianças na televisão brasileira. Os que existem são exibidos nos canais de televisão a cabo, que por serem pagos não são acessíveis a todos.

Quem se lembra dos musicais e programas de variedades dedicados ao público infantil produzidos e exibidos por emissoras de tv na década de 1980? No endereço http://www.lancelegal.net/especiaisinfantis.htm, quem não conheceu pode ter uma pequena amostra. Cantores consagrados da música popular brasileira participavam desses especiais que, por meio de músicas, contavam uma história.

Depois dos anos 80, as loiras e cia. tomaram conta da programação infantil e as crianças ficaram sem bons programas. Hoje, alguns canais exibem desenhos animados, e só.

Diversas vezes, aqui no blog, internautas comentaram o baixo nível da programação dos canais de televisão. Sabemos que televisão é apenas entretenimento, não é um meio educativo. Mas, atualmente tem sido uma mídia deseducativa.

Neil Postman, autor de "O Desaparecimento da Infância" e de "O Fim da Educação", fez uma análise interessante a respeito da influência das mídias no modo como concebemos a infância. Antes do aparecimento da TV e dos computadores, o meio de a criança ser apresentada ao mundo adulto era pelos livros. Aprender a ler tinha, então, papel fundamental na vida das crianças. Para tanto, ela tinha de se esforçar na escola e conquistar o acesso à leitura.

Hoje, as crianças têm acesso precoce a todo tipo de acontecimento e conhecimento do mundo por meio da TV e das imagens do computador e isso não exige esforço nem oferece conquista alguma. A criança passa a ter uma atitude mais passiva na descoberta do mundo.

Por isso, seria interessante, no mínimo, que a televisão oferecesse ao público infantil uma programação cultural e artística boa, o que sabemos que não acontece. Sempre me pergunto se não podemos fazer nada a respeito. Não sei como poderíamos influenciar a programação das emissoras, mas deve haver um jeito, não acham?

Nenhum comentário:

Semanas de silêncio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher levou 15 dias para, após muita pressão de deputadas do PL, da oposição, aprovar moção de repúdio...