sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O primeiro RP oficial?

Do blog do Cadena.
Há 100 anos Ivy Lee assumia um cargo de RP na Pensilvania Railroad
Há um século Ivy Lee tido como pioneiro ou precursor das Relações Públicas no mundo, que atuara com sucesso na George F. Baer & Associates, "tendo desempenhado um papel muito importante durante uma crise originada a partir de uma greve ocorrida numa indústria de carvão.", em 1906, conforme descreve o pesquisador Julio Afonso Pinho, assumiu um cargo que não era propriamente uma atividade convencional de propaganda. Pinho situa este momento histórico, num ensaio de sua autoria, disponivel em vários sitios da internet, inclusive no Almanaque . Veja este trecho:
"Em 1909 Ivy Lee tornou-se o responsável pelo setor de “divulgação e propaganda” da Pennsylvannia Railroad, empresa onde permaneceu até 1914. Fica claro que a atividade desenvolvida por Lee não pode ser considerada uma “extensão” dos serviços de publicidade e propaganda da época. Até mesmo porque o seu cunho é político; trata-se de um métier preocupado em manter um relacionamento satisfatório com seus diferentes públicos. Tal ação é desenvolvida de forma profissional, capaz de dar um direcionamento lógico e ordenado a partir de um conjunto de estratégias, previamente planejadas, com o objetivo de compor uma política de comunicação direcionada para os públicos de uma organização"
"Não se tratava de uma extensão ou desdobramento da publicidade e propaganda, mas sim, de uma nova e específica atividade profissional. Uma atividade profissional que nasce em decorrência das transformações ocorridas na sociedade americana, mas especificamente na esfera política, tendo como ponto de partida as lutas e reivindicações do operariado".


Por Júlio Afonso Pinho

Nenhum comentário:

Vitimismo manipulando dados

O jornalista Eli Vieira, do Twitter Files, já tinha desmascarado o Grupo Gay da Bahia, que exagera as estatísticas, em 2019. Ele provou que...